Páginas

terça-feira, 23 de outubro de 2012

NASA crê que vida na Terra pode ter começado no Alentejo


Em Cabeço de Vide, Alentejo, os cientistas da NASA encontraram uma bactéria apenas detetada também nos EUA e... em Marte
Pode ter sido algures no Alentejo que começou a vida na Terra. Embora possa parecer insólita, esta é uma suspeita da NASA, agência espacial norte-americana, que trouxe a Cabeço de Vide uma equipa especial para analisar as águas termais onde, em 2008, foi detetada uma bactéria que, até hoje, foi apenas descoberta nos EUA e em Marte, onde foram encontrados vestígios fossilizados deste elemento.
 
A notícia é avançada pela SIC, que falou com Steve Vance, um dos astrofísicos que se encontram a participar nesta missão a Portugal e que explicou ao canal português em que consiste o trabalho que estão a desenvolver.
 
"Antes de mais, estamos a verificar se há metano e etano na água das nascentes [em Cabeço de Vide] mas o que realmente queremos saber é se podemos fazer o mesmo tipo de experiência em Marte", já que a geologia é semelhante, sublinhou Vance.
 
As águas termais de Cabeço de Vide distinguem-se pela sua composição particular e o seu cheiro característico. Por terem um pH de 11.5, são consideradas únicas a nível Europeu e somente comparáveis às que correm numa montanha norte-americana e às dos indícios da água detetados em Marte pelos cientistas.
 
Os astrofísicos da NASA estão, então, a utilizar um espectómetro de isótopos de carbono, um instrumento "desenvolvido especificamente no Jet Propulsion Lab (JPL), em Pasadena, na Califórnia" e que deverá ser usado em futuras missões, permitindo verificar a existência dos dois gases.
 
Apesar de o trabalho ainda ir a meio, os investigadores da NASA acreditam que "este tipo de geologia é perfeito para a criação das condições necessárias ao desenvolvimento de vida na Terra e em Marte e também na lua de Júpiter, Europa", podendo ter levado ao aparecimento dos microorganismos que depois se transformaram em formas de vida mais complexas, concluiu o cientista ouvido pela SIC.

Sem comentários: